segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Casa arrumada com criança pequena?

Eis um grande dilema entre as mamães, principalmente as que trabalham fora: Será que existe a possibilidade de ter uma casa arrumada quando se tem crianças pequenas?


Minha opinião é: Sim, mas esquece a neura!
A neura é aquilo que faz você comparar a sua casa com a de pessoas que tem empregada, das novelas, de quem não tem filhos, da propaganda de Veja, etc.
Caia na real! Você é uma só, e o dia tem somente 24h.
Leve em consideração 2 coisas:
1º Você precisa de um tempo para você (coisas que você gosta de fazer ou não fazer nada)
2º Você precisa dar atenção efetivamente a sua família (marido e filhos).
 Saindo desse ponto de partida, continuo dizendo que é possível sim, ter uma casa organizada.
Demorou muito tempo para eu conseguir me organizar aponto de não gastar meu sábado inteiro fazendo faxina, o que me ajudou foi um blog fantástico da Thaís Godinho o vidaorganizada.com Ele tem umas dicas de organização fantásticas, em sua grande maioria simples e que todas nós podemos aplicar.
A primeira dica é: Ensine as crianças a guardarem suas coisas desde pequenas! No começo vai ser uma ajudinha, mas com o tempo eles aprenderão que se brincaram, depois tem que guardar.
Não dê moleza, assim que eles terminarem de brincar, peçam para eles guardarem seus brinquedos e você vai ver que sua casa não precisa ficar com brinquedos espalhados o dia todo.
Segunda dica: Você pode até não trabalhar fora, mas nem por isso seu marido precisa largar as roupas dele, sapatos, etc, jogados pela casa, não é mesmo? Ensine a ele o caminho do cesto de roupa suja e do armário de sapatos. Assim como o lugar que você gostaria que ele pendurasse a toalha após o banho. São pequenas atitudes que farão você economizar um tempo enorme!
Aqui em casa, a galera é alérgica (meu marido é o mais alérgico) então poeira acaba com o ele. Eu não uso vassoura em casa, somente o aspirador e pano pois o pediatra me ensinou que varrer faz os  ácaros irem para as paredes, daí eu teria que passar pano nas paredes também (eita trabalheira heim?).
A hora do almoço é aqui é a maior lambança, sempre vai comida para o chão, procuro limpar assim que eles acabam de comer para não correr o risco de alguém pisar e espalhar sujeira pela casa toda.
O grande divisor de águas pra mim, foi quando eu aprendi no Vida Organizada que com qualquer 15 min nós podemos destralhar a nossa casa. Ligue o cronometro e use 15 min para guardar tudo o que estiver fora do lugar, você pode fazer isso assim que chegar do trabalho, ou se você fica em casa, tente fazer mais de 1x ao dia.
Outra coisa que me ajudou muito foi o Cronograma de limpeza Semanal.
Existem tarefas que precisamos fazer todos os dias em casa, como por exemplo fazer uma refeição, arrumar a cama, lavar a louça, limpar o vaso sanitário e a pia do banheiro. Cada casa tem sua rotina, baseada nesta rotina você saberá o que realmente precisa fazer todos os dias.
E as outras tarefas você pode dividir durante os dias da semana:


Eu peguei as sugestões do vida organizada e coloquei em uma planilha, para vocês terem uma ideia de como fazer ou imprimir para colocar em algum local visível ;) 
Também tem as tarefas que fazemos a cada 15 dias ou 1x ao mês.
Aqui em casa por exemplo, no sábado só lavo a louça e o meu marido lava o banheiro e no domingo faço almoço e meu marido lava a louça. São as únicas tarefas do final de semana. Geralmente reservamos o sábado para o laser com a família e o domingo para adorar ao Senhor.

Você não precisa fazer tudo sozinha, pode dividir as tarefas com as outras pessoas que moram na sua casa.

Então, é possível ter uma casa arrumada quando se tem crianças pequenas? Sim, é possível!

8 comentários:

  1. Adorei..........minha casa porém já é bem organizada, mas sinto que posso mais, me atrapalho um pouco nas refeições, vou bolar um cardápio semanal.......obg pela dica.........

    ResponderExcluir
  2. De nada Ana. Confesso que o cardapio semanal ainda não pratiquei, mas é absurdamente util na hora de você fazer compras semanais. Vc ja vai ao mercado sabendo exatamente o que você precisa e desperdiça menos (dinheiro e comida) ;)
    Obrigada pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dias, muito úteis para mim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Este é o objetivo do blog. Volte sempre. Beijos

      Excluir
  4. Vou organizar a minha planilha e depois conto qual foi o resultado, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, já fazia algumas coisas então posso ver que estou no caminho certo, pelo menos conseguindo caminhar um pouco!! Não é fácil mas com certeza possível, principalmente ensinando aos nossos filhos sobre cooperação e ao marido também, claro! Quando nosso lar está organizado, as crianças também podem desfrutar de um ambiente mais tranquilo! Na medida do possível podemos conciliar tudo sim, acredito nisso. Esses 15 minutos citados são fundamentais! Muito legal, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que já está no caminho. Realmente até a gente se sente melhor em um lugar organizado né? Cooperação é tudo! Obrigada pela visita, volte sempre! Beijos ;)

      Excluir

Gostou? Deixa um comentário! Beijos