terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O temível Internet Banking

Muitas pessoas com quem eu falo sobre o Internet banking, parece achar que ao usar o computador para fazer suas transações bancárias sairá um Dragão do computador que irá comer suas cabeças! Hahahahahah
Então gostaria de começar dizendo: Não, não vai sair um Dragão da tela do seu computador para comer a cabeça de ninguém!
Quando penso que ainda hoje, as pessoas pegam filas enormes todos os meses em bancos e lotéricas, invejo a quantidade de tempo sobrando que essas pessoas tem. Quem me dera ter 40 min para ficar de pé numa fila para poder pagar uma conta que eu poderia pagar em 5min da minha própria casa!
Para começar, devo dizer que os Bancos tem investido cada vez mais em segurança tecnológica, pois quanto mais confiáveis eles forem, mais clientes vão ter.
Em segundo lugar, eu não conheço um banco em que você simplesmente insere seus dados num site e vai usando sua conta. Geralmente você precisa ir em sua agencia, confirmar seus dados e fazer um cadastro, onde lá na sua agencia você irá escolher sua senha.
Tem bancos que usam o token, que é um chaveiro que mostra uma serie de números quando acionado, esses números deverão ser apresentados ao site no momento em que forem requeridos.

Cada vez que acionar o token, aparecerá uma sequência de números que vai durar por alguns segundos. 
Se você não conseguir efetuar sua transação durante esse período, você terá que acioná-lo novamente e pegar sua nova sequência numérica e apresentar ao site. Pode parecer complicado, mas ao meu ver é a maneira mais segura de se usar o Internet Banking. Infelizmente meu banco não tem token.
Daí você pode me perguntar “Mas Elieth, como posso saber se é realmente um site seguro ou não?” Bom, existem duas formas de saber, o primeiro é se lá na barrinha onde você escreve o site, estiver escrito Https, esse “s” no final mostra que é uma conexão segura.

A segunda são os desenhos do cadeado, que fica também na barrinha, mas antes do HTTP... ao clicar você vai ver se ele realmente é de onde diz ser. Como assim? Por exemplo, você entrou no site da Caixa Econômica Federal, como você pode saber se não é uma site clonado ou um vírus de dentor do seu computador que joga você para um site falta para roubar suas informações? Atravéz desse cadeadinho ;)
Então vamos lá para as dicas:
·   Mantenha um bom anti-virus sempre atualizado no seu computador;
·   Para que o seu computador seja um lugar seguro, você não pode ficar entrando em qualquer site ou baixando qualquer coisa.;
·   Jamais acesse sua conta de computadores de terceiros (mesmo que seja da sua mãe! Você não sabe se tem vírus na maquina dela);
·   Se o seu banco tiver a opção de escolher em qual computador você irá acessar sua conta, escolha somente o seu de uso pessoal;
·   Não clique em links de e-mail que supostamente tenha sido enviado por bancos, a mensagem pode ser falsa ou conter phishing (forma de fraude eletrônica);
·   Sempre clique no botão “sair” ao terminar;
·   Coloque uma senha considerada forte (nada de data de nascimento do filho primogênito por favor!).

Se tiver dúvidas, vá a sua agência e converse com o seu gerente, ele irá esclarecer suas dúvidas.
Algumas pessoas podem achar que é muito trabalho, muito perigoso, etc, mas ir na lotérica/banco também tem seus riscos não é mesmo?
Olha algumas vantagens do IB:
·       Você pode usá-lo uma vez ao mês, agendando seus pagamentos (desde que tenha saldo em sua conta no dia agendado);
·       Você pode agendar o pagamento assim que a conta chegar;
·       Você pode pagar um concurso, IPVA, IPTU, e muito mais sem sair de casa;
·       Você pode transferir dinheiro para outra conta do mesmo banco (ou até mesmo de outro banco);
·       Pode acompanhar seu saldo antes de sair de casa para usar seu cartão de débito.
·       Pode conferir os lançamentos futuros a serem feitos em sua conta.
·       Não pega fila;
·       Não anda com alta quantia de dinheiro na bolsa.


Depois que você testar fazer suas transações bancárias pela internet, tenho certeza que nunca mais vai querer ir  à lotérica/banco!
E você? Tem medo do internet banking, ou já aprendeu a amá-lo?

Beijos

4 comentários:

  1. Não uso o internet banking, sempre dá um medinho, não adianta. Além das dicas acima, lembro de haver lido algo sobre não digitar a senha certa na primeira vez, pois se for site clonado provavelmente ela seria aceita mesmo sendo errada.

    ResponderExcluir
  2. Nos sites clonados não existe a verificação de senha (somente seu banco tem como verificar), então o que eles fazem é aceitar qualquer senha e pedir para você confirmar seus dados novamente, numero de agencia, conta, data de nascimento, etc.

    Com esses dados em mãos eles podem ligar no seu banco e se passar por você.

    Por isso se você notou alguma coisa estranha na página do banco a dica é válida sim. Mas esses sites clonados nunca aparecerão em seu computador se você:
    1 - sempre digitar o endereço na barra de navegação (ao inves de procurar no google)
    2 - manter seu anti-virus atualizado
    3 - NUNCA clicar em link (principalmente de emails) que supostamente estariam te redirecionando para a pagina do seu banco

    ResponderExcluir
  3. SEMPRE uso o internet banking é tão mais prático e rápido sem contar que as contas sempre são pagas em dias.Fico indignada com a quantidade de pessoas que ficam na fila para pagar uma conta, gente por favor vão nos reciclar e para de perder tempo o tempo passa muito rápido para ser gasto numa fila de banco. Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, verdade, outro beneficio é que nunca vem com multas de atraso ;)

      Excluir

Gostou? Deixa um comentário! Beijos