quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Só 24h?

Tem dias que 24h é muito pouco né?
Essa minha ultima semana de licença maternidade + férias tem sido assim.
Como não deixar que o estress tome conta de nós e nos faça paralizar?
Acredito que a primeira coisa que precisamos fazer a parar, sim parar TUDO.

"Mas Elieth, se eu já não tenho tempo nem para respirar como que eu vou parar?" #CETALOKA?
Calma, não estou dizendo que você vai passar o dia sem fazer nada, mas pare por meia hora, com uma água  (ou suco) gelada, pegue uma agenda (eu mesmo um caderno) e comece a organizar sua vida.


  • Faça um levantamento de todas as tarefas;
Escreva tudo o que você precisa fazer. Pode incluir até as coisas mais basicas como refeições, hábitos de higiene, tudo! Afinal todas essas coisas ocuparão seu tempo.
  • Estabeleça prazos!
Veja quanto tempo você dispõe para cumprir cada uma das suas tarefas. Até à tarde? Até o dia seguinte? 3 dias? Registre quando a tarefa precisa estar pronta.


  • Saiba priorizar;
Existem coisas que não tem como deixar de fazer ( como almoçar, por exemplo) então coloque sua lista em ordem de prioridade. Existem muitas coisas boas que precisamos fazer, mas existem muitas coisas melhores ainda (ou mais importantes ainda) que precisam ser resolvidas.

  • Saiba delegar;
Como já disse em post anterior, você não precisa fazer tudo sozinha, saiba delegar.
Algumas pessoas acham que delegar é jogar o abacaxi na mão do próximo e cair fora, e por isso ou gostam muito, ou não gostam nada de delegar.
Mas não é bem assim. 
Delegar demanda tanta responsabilidade para quem vai delegar quanto para quem vai fazer.
Quem delega, precisa ser claro e objetivo sobre o que precisa, como e quando. Tem não só que acompanhar a tarefa, como incentivar e inspirar para que seja feito da melhor maneira possível. Ao final a pessoa precisa prestar contas a você do trabalho realizado. Fazendo dessa forma, não tem como dar erro. E não tem como você usar aquela velha desculpa "Se não sou eu quem faço, ninguém faz". É claro que você tem que ter o bom senso de saber que a pessoa buscará alcançar o objetivo da tarefa da melhor maneira possivel, mas da melhor maneira possivel DELA, e não da sua.
  • Saiba dizer não
Hoje passei 4h na rua direto, entre supermercados, posto de saúde para dar vacina na Melissa, loja para tirar xerox,banca de jornal, expediente do meu setor na prefeitura, etc. Isso num calor infernal e com a Melissa.
As 14:30h eu ainda não tinha almoçado. Então me ligaram perguntando se eu podia ao mercado hoje comprar uma coisa. Educadamente expliquei que já havia ido ao mercado algumas vezes hoje, e disse não. Não magooei ninguem, não caiu meu braço nem minha lingua! Só não tinha condições de ajudar então fui bem clara.

  • Comece de novo
Faça isso sempre que achar necessário, você pode estabelecer uma rotina de fazer isso semanalmente. Busque otimizar o seu tempo e integrar mais as pessoas da sua família. Se necessário, faça uma Reunião Familiar e exponha todas as coisas que você precisa fazer na semana, busque voluntários que possam te ajudar.

Espero ter ajudado vocês, mas podem ter certeza que este post ajudou muita a mim. Também preciso aplicar essas coisas na minha vida.

E vocês, tem mais algumas dicas? Comenta aí
Beijos

2 comentários:

  1. Ah, adorei conhecer o seu blog, Muito legal. Concordo com suas palavras, pois eu acredito que todos nos podemos achar um tempinho para nos :). Meu tempo eh sempre depois que as criancas vao dormir, as 8 da noite, entao das 8 as 10 eu leio, ou vejo filme com marideko, ou faco o que eu quizer. Depois do almoco quando os guris vao tirar suas sonecas, tb tenho 1 hora de fazer o que quizer. Dah sempre um jeito de se ter um tempinho, eh soh organizer o dia.
    O blog esta otimo, adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é só se organizar. Obrigada pela visita, volte sempre. Bjs

      Excluir

Gostou? Deixa um comentário! Beijos