quarta-feira, 13 de maio de 2015

Contar historias

Todo mundo já ouviu sobre a importância de ler histórias para crianças, inclusive durante a gravidez.
Mas você sabe quais são os benefícios dessa prática?

O primeiro ponto é o vinculo entre os pais e a criança que é fortalecido com o aconchego, a familiarização com as vozes e o tempo compartilhado.
A criança começa a compreender que a fala do dia a dia é diferente da usada nas leituras, ela começa a se familiarizar com o ritmo da leitura, como uma musica.
Vai ajudá-la a desenvolver paciencia, ao esperar o começo meio e fim das historias, vai ajudá-la a se ver no lugar do outro (empatia) e poderá encontrar soluções para seus próprios desafios.


A Universidade de Standford publicou um estudo onde mostra que a leitura é um fator determinante para o sucesso na vida escolar e até profissional.
Os resultados da pesquisa mostram que a leitura ajuda as crianças a compreenderem as palavras, e quanto mais cedo elas começarem com esse processo, mais depressa o cérebro delas torna-se autônomo e liberta-se o que faz com que ele possa refletir sobre a palavra seguinte, e o mundo em geral cada vez mais depressa.
E o estudo continuar falando que as crianças que melhor processam o que lhes é dito aos dois anos de idade revelam maior desempenho escolar aos oito.

É interessante observar que o mais importante para os especialistas não é uma escola bilingue, aulas de 3 idiomas antes dos 8 anos, 4 esportes nas atividades extra curriculares, tocar pelo menos 2 instrumentos musicais, viagens anuais etc.

O mais importante é os pais terem tempo com os filhos para lerem histórias. Sua simplicidade é genial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixa um comentário! Beijos