quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Onde é o lugar da mãe?

Os memes invadiram a internet. Tudo é motivo de meme, e todo mundo compartilha eles.
Muitas vezes observo nas minhas redes sociais, um fenomeno:
A pessoa vê o meme, ri e compartilha
Ela não pára nem pra pensar sobre o que realmente está falando esse meme, afinal de contas é tão facil compartilhar.
Há um tempo atrás, quando ia estrear procurando Doli nos cinemas, houve uma grande polêmica. pessoas adultas estavam falando que iam empurrar crianças, etc etc pq estavam esperando esse filme há nao sei quantos anos...
Depois disso vi um meme, ofendendo mães que levam os bebês no cinema, daí apareceu varios especialistas (sic) afirmando que lá nao era lugar de bebê.
Agora vem ca, vamos conversar um pouco.
Você já parou para pensar onde estão as maes?

Você tem uma leve ideia que todos os dias nasce varias crianças e portanto tem várias mães por ai né?
Você sabia que você não vê a grande maioria dessas mães?
Elas não estão no cinema.
Não estão nos shoppings.
Não estão no caixa preferencial do supermercado.
Não estão nos restaurantes.
Sabe porque não? Porque seus filhos não são tolerados nesses ambientes.
E sabe onde elas estão? Em casa. Muitas vezes sozinhas, cansadas demais, extressadas demais, algumas com depressão pós parto e a maioria sem o menor saco para ver reações intolerantes aos seus bebês. Já é tão cansativo sair com um bebê de casa, exige tanta programação e logistica,. Então quando finalmente dá tudo certo e você vai poder ver outras pessoas novamente, você é visto como portadora de uma grave doença contagiosa.
Você mulher, acha justo que por ter se tornado mãe, uma mulher seja obrigada a permenecer em casa por MESES? 
"Oh você está exagerendo" você pode me dizer, mas vamos ver:
Segundo a OMS, o neném deve ser amamentado exclusivamente em livre demanda ate os 6 meses (ou seja, ele não bebe agua, suco, nem nada alem de leite materno) e apos ser introduzida a alimentação, continuar a amamentar até os 2 anos.
Ai você pode argumentar que é só ordenhar
Gente, eu nunca usei as bombar eletricas carissimas, mas ja usei 2 tipos de bombas manuais e vou dizer para você, DÓI MUITO ordenhar leite! Por mais que o seio esteja cheio, doi pra caramba!
Nessa fase, a mãe e o bebê são um combo e estarão sempre juntos.
Quando eu e você criticamos a permanencia de crianças nos ambientes, nós estamos privando as mães de estarem nesses ambientes.
Voltando a pergunta tema desse post, o lugar da mãe é onde ela quiser , e o mínimo que podemos fazer é demonstrar empatia. solidariedade e amor para essa que está exercendo esse papel tão sagrado.
Ps.: Não me refiro a ida de recem nascidos em lugares públicos, isso é historia para outro post

Gostou? Comenta

Siga nossas redes sociais

11 comentários:

  1. Oi Elieth! Concordo que mães podem ir onde quiserem, a questão dos bebês é bem complicada, eu lembro dessa polêmica de bebês irem ao cinema, até hoje as pessoas ficam bem divididas nesse debate.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que disse. Acho que devemos sim ser empáticos com as mães. Parabéns pelo post e Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Onde aperto para curtir e compartilhar mil vezes??? O mundo precisa desse texto!! MULHER, vou te contar algo que ja vivi! Não sou mãe, mas vi minha mãe passar.. Meu irmão mais novo, hoje está com 9 anos.. Quando bebe dava muito trabalho, não sossegava em público e tal, inclusive na igreja.. não era birra, tinha algum problema com ele.. minha mãe começou a se privar de ter vida social, pelos julgamentos que as pessoas tinham.. até que resolveu conversar com o padre, pedir uma opinião de como agir.. foi ai que ele disse, e a vida social da criança?? ele tem que aprender, tem que conviver.. Isso é a pura verdade, não existe barreiras pra mãe!! LUGAR DE MÃE É ONDE ELA QUISER!!

    ResponderExcluir
  4. Que texto incrível, tem que ser assim mesmo. Mães podem ir a onde elas quiserem sempre.

    ResponderExcluir
  5. Muito sábio o padre! Não da pia colocar nossos filhos numa redoma de vidro. Eles precisam conviver com as pessoas. Obrigada pela visita 😘💖

    ResponderExcluir
  6. Mãe é uma dádiva de Deus!!! Esse texto está maravilhoso! Tenho certeza que se eu mostrar para minha mae, ela vai se emocionar.

    ResponderExcluir
  7. Como tu disse o lugar da mãe é onde ela quiser! Mas tem gente que é intolerante mesmo, as vezes a criança e super de boa e da um resmungo o filme todo e um ignorante já vai encher os saco. Mas sei la tem as sessões de tarde que são vazias se o cidadão quer tanto silêncio que vá numa dessas que não será incomodado.

    ResponderExcluir
  8. Concodo, o lugar da mãe é onde ela quiser! desde que é claro, ela cuide de seu filho.Amei seu post, kisses

    ResponderExcluir
  9. Concordo absolutamente com você, mãe, SER igual qualquer outro e pode estar e "fazer" o que bem entender.
    Mas, vivemos em uma sociedade onde tudo e qualquer atitude "fere" o outro, não pensamos mais no que é tolerável, o que é essencial e o que é RESPEITAR.
    Otimo texto, sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo tudo o que vc falou mas sou uma das que reclama quando uma criança começa a chorar sem parar no cinema (por exemplo) ou quando estou em uma palestra super importante e a mesma coisa acontece. Não sou contra elas frequentarem os lugares, mas acho que existem situações e momentos que pedem silencio, concentração...imagina uma criança aprontando um escândalo em uma biblioteca? Não estou falando que elas são obrigadas e ficar em casa, falo apenas que existem lugares e situações "específicas" que realmente atrapalha uma criança chorando demais. (e é so uma opinião particular rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo o seu ponto de vida, obrigada por compartilhar. Mas as vezes esta tendo uma grande obra na frente ou dentro do hospital, nem por isso as pessoas hostilizam os pedreiros. Apesar de bos incomodar, podemos quardar para nós no momento. Provavelmente se a mae foi na biblioteca, palestra, cinema, faculdade com a criança, nao é pq ela acha o filho um prodígio que vai entender tudo oq está acontecendo e ficar calmo, mas é pq ela precisa estar naquele lugar (as vezes como no cinema, por motivos psicológicos mesmo) e não twn ninguém para ficar com a criança. Ceeta vez peguei um voo e o homem ao meu lado ficou tao visívelmebtw irritado por saber q ia ficar 30min ao lado d uma criança de colo q começou a bufar instantâneamente, dei minha nenem o meu marido segurar ( qie estava com nosso filho d 3 anos) pq a irritacao dele ia me irritar e minha nenem ia sentir isso e ficar agitada. Se eu tivesse sozinha com minha bebe, sem poder trocar, eu ia falar mto serio com esse mal educado do caramba. Minha filha nao deu nenhum pio o voou inteiro. Precisamos realmente de mais empatia e amor as mães. Obrigada pela visita.

      Excluir

Gostou? Deixa um comentário! Beijos