sábado, 26 de agosto de 2017

Rotina de sono das crianças.

Vários estudos apontam sobre a importância de um sono de qualidade para o desenvolvimento do bebê e da criança.
Hoje quero falar  sobre a rotina de sono aqui de casa.


Quando uma pessoa vê a gente gravida, a primeira coisa que fala é "aproveita p dormir" como se fosse fácil dormir com barrigão!
Mas da aquela impressão básica que você nunca mais vai dormir de novo, ou dormir bem.
Na minha experiencia não foi assim.

A gravidez do Miguel foi muito tranquila, ele foi um bebe muito tranquilo que não era muito de chorar. Quando bem pequeno eu levantava da cama no meio da noite porque meus seios estavam muito cheios e doendo, chegando lá no quarto dele, ele estava de olhos abertos, mas quietinho. Ele mamava até desmaiar, arrotava e voltava a dormir e eu ia para minha cama dormir também.
Quando voltei para faculdade, o papai ficava com ele, acabava que ele dormia assistindo TV com o papai no sofá. Quando eu chegava, ele mamava e colocava ele no berço.
Um tempo depois conversamos e achamos que era muito tarde pra ele, ficar até 11h da noite fora da cama e resolvemos treinar ele para dormir.
Basicamente eu arrumava ele para dormir, amamentava e colocava ele no berço e saia. Na primeira noite choramos bastante ( ele e eu em quartos separados) na segunda choramos menos, e na terceira noite ele não chorou.
Acredito que se não tivéssemos acostumado ele a dormir no sofá vendo TV desde o começo, não teria sido necessário fazer isso.

A gravidez da melissa foi bem mais agitada, eu trabalhava em uma escola o dia todo, era bastante cansativo. Mas quando o Miguel ia dormir (as 20h) eu ia dormir também. A essa altura eu não estava na faculdade, mas o Igor estava.
Fiz isso durante toda a gravidez.
 A Melissa foi um bebê bastante exigente, logo que ela nasceu compramos um canguru para eu conseguir fazer as coisas do dia a dia com ela. Porque ela chorava o DIA TODO! Mas a noite, ela dormia a  noite toda e ia dormir sem nenhum trabalho.

A gravidez da Manuela foi bem mais tranquila que da Melissa, eu já não trabalhava fora, porem eu tinha 2 filhos pequenos. 
Certa altura, a faculdade do Igor ficou 4 meses de greve e eu desacostumei a ir dormir as 20h. Quando ela nasceu, eu colocava a Melissa para dormir (ela dormia logo) 30min depois era a hora do Miguel ir dormir (era só dar boa noite para os dois) e depois ia colocar a Manu.
O Miguel e a Melissa dormiam no mesmo quarto, colocava eles para dormir em horários diferentes para eles não ficarem brincando, que é exatamente o que acontece hoje em dia. Conversam, brincam, aquele auê 😂

Aquela experiência de deixar chorando já não era uma opção para nós, respeitamos o tempo dela se adaptar. Certa altura percebi que ela só queria dormir as 21h,  então colocava os dois para dormir e deixava ela comigo no meu quarto (nada de TV enquanto os outros dormem) as vezes ela dormia na minha cama até o Igor chegar da faculdade, ai eu colocava ela no berço. Conforme ela foi crescendo, ela foi se adaptando ao horário de dormir e antes de fazer 1 ano já estava acostumada a dormir as 20h assim como os irmãos.
Teve dias que ela chorou para dormir, então fiquei com ela na poltrona do quarto até ela pegar no sono e depois colocava ela no berço. 

Eu vejo na minha historia que além de ser 3 crianças diferentes, a gente também estávamos em fases diferentes. No primeiro filho a gente pensava que qualquer "deslize" seria permanente e nunca mais conseguiríamos ensinar ele a fazer o certo, mas vimos que não é assim. Filho único dá muito trabalho, porque a gente ainda não testou as melhores formas de fazer as coisas. No final do dia a gente tá um trapo mesmo, os outros filhos vem só para somar, nos ensinar, derrubar por terra velhos conceitos. E assim caminha a humanidade.

Hoje nossa rotina é a seguinte, as 18:30 todo mundo janta, as 20h todo mundo vai dormir.
Para Manu damos uma mamadeira. A Manu geralmente dorme a noite toda, o Miguel sempre, a Melissa todas as noites em que precisa ir no banheiro vem no meu quarto anunciar. 

As 6:30 o Igor acorda o Miguel e arruma ele para ir para a escola, as 7:30 eu acordo a Melissa. a Manu tem dormido ate umas 9:30 agora que não vai mais na escola.
Depois do almoço tem uma soneca.

As vezes tudo da certo, as vezes tudo da errado, mas basicamente é essa nossa rotina

Quando a Melissa não dorme na soneca. ela não consegue se acalmar, fica super elétrica e desanda o resto do dia. 


Essa tabela explica quanto que a criança precisa dormir por dia:


IdadeDurante a noiteDurante o diaTotal
Recém-nascido8h30min8h30 (várias sonecas)17h
1 mês9h8h (várias sonecas)17h
3 meses10h6h (3 sonecas)16h
6 meses10h5h (2 ou 3 sonecas)15h
9 meses11h3h30min (2 sonecas)14h30min
1 ano11h3h (2 sonecas)14h
1 ano e meio11h2h30min (1 soneca)13h30min
2 anos11h2h (1 soneca)13h
3 anos10h30min1h30min (1 soneca)12


https://brasil.babycenter.com/a3400224/tabela-quanto-tempo-meu-filho-precisa-dormir#ixzz4quffRaRH


Minhas dicas então para o sucesso na hora do sono são:

Se você dormir direito, o neném vai dormir direito
Não vai rolar maratonas de series, desligue TV, tablet, celular e vai dormir (desde a gravidez)

Mantenha uma rotina.
Vista um pijama, dê banho no neném, não é hora para brincadeiras agitadas e nem de passear no shopping (todo o dia)

Persevere
Não desista, já ouvi vaaaarias pessoas me falarem "não adianta, meus filhos não dormem cedo" mas todos em casa tem o habito de ir dormir tarde acordar tarde. Sem chances!
Mude os habitos, saia da zona de conforto e você vai ver bons resultados antes do que imagina.

Acostume a acordar cedo
A desvantagem da criança ter um sono saudável para o seu desenvolvimento é que ela vai madrugar kkkk
Não tem jeito. Acostume-se

Lá na fanpage do Facebook tem um video muito legal sobre os maravilhosos benefícios das crianças dormirem cedo. 
Deem uma olhada aqui

E aí, como é a sua rotina?
Deixe nos comentários

2 comentários:

  1. Aqui em casa meu esposo e eu gostamos bastante de dormir, então desde quando anunciei a gravidez só escuto isso "aproveita agora porque você nunca mais vai dormir". Mas eu percebo que em casa que tem rotina funciona melhor, não que seja perfeito mas melhor. Vou anotar todas as dicas par quando o Nicolas nascer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai. E se no meio do caminho vc tiver q ajudar algo p sua realidade é so fazer 😘

      Excluir

Gostou? Deixa um comentário! Beijos