quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A Mágica da Arrumação - Roupas

E se existisse um método em que você pudesse, enquanto arruma sua casa se tornar uma pessoa mais feliz?
Marie Kondo nos mostra que isso é possível!

É incrível como nossa bagunça interior reflete na sua exterior. Quanto mais nossa mente esta bagunçada, confusa, agitada, desarrumada, mais esse nosso estado de espirito reflete na ordem da nossa casa, do nosso quarto, do nosso escritório.
As vezes você até se considera uma pessoa organizada, mas tem milhares de coisas na sua casa que você não usou nos últimos dois anos. e estão "mocozadas" em algum lugar.

Marie Kondo é uma especialista em organização japonesa muito famosa por seu método #konmari exposto em seu livro A Mágica da arrumação e na nova série da Netflix Ordem na Casa. Recomendo muitíssimo os dois, inclusive você pode dar o livro de presente. #ficadica


Confesso que quando conheci Marie Kondo e seu metodo há uns anos atras, duas coisas principais me passaram pela cabeça:
1 a imagem dela. Ela seria uma japonesa idosa gordinha
2 seu metodo. Ele seria muito complicado e demorado.


Eu não poderia estar mais enganada!
Kondo é uma japonesa de 30 anos que mais parece 17 e na verdade da muita vontade de colocar  dentro da nossa bolsa de tão #cute.



Seu método é extremamente intuitivo e é dividido por categorias:
1 roupas (incluindo acessórios como joias)
2 Livros
3 papeis
4 Komono (miscelaneas)
5 itens sentimentais

Vou fazer uma série com 5 textos abordando cada categoria.
Hoje vou falar sobre o item 1: Roupas

Primeiro você vai tirar toda a roupa da sua casa, de todos os lugares mocozados que você criou, empilhar todas em um único lugar é ai que a magica acontece.
Num primeiro momento você vai tomar um baita susto com a quantidade de roupa que você tem na sua casa, que é muito superior ao que você realmente precisa. 
Por isso é tão importante não ir fazendo aos poucos, o choque de realidade será essencial nessa parte do processo, para você não ficar racionalizando que no futuro precisará dessas roupas. E também vai fazer você pensar 3x antes de comprar uma roupa nova por impulso.
Para decidir qual roupa irá manter, voce vai abraçar cada uma das suas roupas e senti-las, se sentir faíscas de alegria BINGO! Essa roupa você vai guardar, por que ela te traz alegria hoje, não no futuro. Se sentir qualquer coisa menor que isso, agradeça a roupa e coloque em uma pilha para doar/vender/jogar fora.
Na filosofia da Marie Kondo o que você precisa ter em mente são os benefícios de se viver com menos, ter uma vida mais simples. Menos coisas demandam menos tempo, arrumando, limpando, organizando, menos dinheiro , menos stress, uma vida que te aproxima da felicidade.

Depois você vai dobrar.
No Instagram tem muitas dicas de caixas organizadoras na #konmari. Elas são muito úteis, porém não são obrigatórias. Se você não tiver, não tem problema, você consegue organizar sem elas.
Tem um vídeo de como dobrar aqui

Aqui algumas fotos da arrumação aqui de casa
















Desafio da semana:

O desafio dessa semana são as roupas.
 Tirar todas, separar as que não te trazer faíscas de alegria e organizar e guardar tudo.
Deixa seu Instagram nos comentários para eu ver as fotos do seu progresso.
Adicione o Instagram da minha casa www.instagram.com/lar_da_mamaecacheada
Até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixa um comentário! Beijos